Cumprindo seu dever em relação à transparência sobre os recursos públicos e privados repassados à Santa Casa de Araçatuba, a diretoria da instituição elaborou prestação de contas e de movimento financeiro referentes ao primeiro semestre de 2020. Neste período, o hospital realizou de janeiro a junho 277.527 procedimentos médico-hospitalares, com média mensal de 46.254 procedimentos prestados.

Com percentuais que variam de 35% a 47%, Araçatuba lidera as demandas aos principais serviços, como por exemplo, Urgência e Emergência, Internações, Medicina Diagnóstica e Ambulatório de Especialidades. O percentual restante, em torno de 53%, corresponde a atendimentos prestados aos demais 39 municípios que integram a área de atuação do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS II). Fator que consolida a vocação da Santa Casa de Araçatuba à condição de hospital regional de alta complexidade.

O hospital também consolidou a certeza de possuir estrutura e recursos humanos preparados e versáteis necessários para enfrentar intercorrência coletiva. Na primeira quinzena do mês de março, poucos dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o novo coronavírus como uma pandemia global, a Santa Casa de Araçatuba atendeu os dois primeiros casos suspeitos de contaminação importada e rapidamente criou a estrutura de enfrentamento preconizada pelo Ministério da Saúde para acolher e tratar pacientes em casos suspeitos e confirmados de contaminações, que a partir de 20 de março passaram a ser comunitárias.

Através do Comitê Covid-19 formado pela administração, direção técnica, direção clínica, médicos das especialidades envolvidas no tratamento da covid-19, enfermeiros, profissionais multidisciplinares e gestores dos vários setores de apoio, os fluxos do complexo hospitalar passaram por reengenharia anticovid para assegurar qualidade de atendimento e trabalho, e a estrutura necessária à demanda dos vários ciclos e pico previstos.

Em um período de 30 dias, o hospital atendeu pacientes relacionados ao novo coronavírus com recursos próprios: de leitos a medicações e respiradores, passando por equipamentos de proteção individual às equipes que atuam nas linhas de frente e de todo o complexo hospitalar, e estrutura para exames necessários para o fechamento de diagnósticos e monitoramento dos pacientes.

O enfrentamento ao coronavírus começou com seis leitos de Isolamento e parte de leitos da UTI Geral, que em ambos os casos ainda não eram oficialmente credenciados. O trabalho de gestão do corpo diretivo e o respaldo da direção técnica do Departamento Regional de Saúde resultaram no estabelecimento de uma estrutura específica para atendimento dos pacientes relacionados ao vírus: 95 leitos, sendo 70 em isolamentos e 25 em UTI exclusiva.

O avanço da estrutura foi possibilitado pela união da comunidade e instituições governamentais e não governamentais que apoiaram a Santa Casa de Araçatuba através de doações e repasses financeiros, equipamentos e insumos diversos. Os aportes aliviaram as finanças da instituição que, nos meses de janeiro e fevereiro, já registrava os primeiros resultados positivos decorrentes do programa de sustentabilidade financeira que foi iniciado pela diretoria e administração do hospital em janeiro de 2019, fechando o semestre com R$ 5.950.921,39 de superávit acumulado.

Neste primeiro semestre, a direção e administração da Santa Casa de Araçatuba deram prosseguimento a um programa de ampliações, reformas e revitalizações para melhoria do complexo hospitalar. O cronograma abrange 15 obras que totalizam mais de R$ 8 milhões em investimentos efetuados com aportes governamentais, empresariais e próprios.

Click no link abaixo e confira a prestação de contas.  Compartilhe este material com as autoridades, representantes da saúde, imprensa e formadores de opinião. A visibilidade ajudará a Santa Casa de Araçatuba a consolidar-se também no quesito transparência.
http://santacasadearacatuba.com.br/revistas/Prestacao_de_Contas_0820

Por: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
08/08/2020