Após 17 dias internada na UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Araçatuba, Ester, de 7 anos, recebeu alta ontem e segue em adaptação respiratória na Pediatria. Ela chegou ao hospital na madrugada de 28 de julho em quadro clínico grave e suspeita de covid-19, diagnóstico que foi confirmado dias depois. Passou 8 dias intubada e neste mesmo período também precisou passar por diálise peritoneal.

A mãe da paciente autorizou a divulgação do caso e da filmagem da alta.

“Desde o princípio, o Dr. Anderson (Azevedo Dutra) deixou claro que a situação de minha filha era muito grave, mas que todos os recursos médicos e do hospital já estavam sendo utilizados para reverter a situação”, relembra Rosane Curvello dos Reis Alves, mãe da paciente.

Muito feliz e “agradecida a Deus por ter nos trazido a um hospital com uma equipe tão competente e acolhedora e que não desistiu em nenhum momento de minha filha”, Rosane diz que a evolução do quadro clinico para grave foi muito rápido e os primeiros sintomas confundidos como decorrência de comorbidades. Ester é uma criança especial, e 15 dias antes do agravamento clínico, “teve um inchaço em uma das pernas que foi avaliado como problemas de coagulação”.  Depois passou a sentir cansaço, “que foi explicado como possível quadro de anemia”.

Na noite de 27 de julho, com muita dificuldade para respirar, a criança foi levada à Santa Casa de Birigui e imediatamente removida para a Santa Casa de Araçatuba onde a equipe médica coordenada pelo neonatologista Anderson Azevedo Dutra constatou comprometimento dos pulmões.

“Foram dias muito difíceis em que a equipe também precisou lidar com o meu desespero e nunca faltaram explicações técnicas sobre o tratamento que estava sendo realizado e palavras de conforto; isso me deixou muito segura”, explica Rosane que agora conta os dias para voltar para casa. “Sou muito grata a Deus porque minha filha está evoluindo bem a cada dia e por tudo que o recebemos aqui: das funcionárias da limpeza aos médicos, das funcionárias da copa que traziam as refeições à equipe de enfermagem que além do tratamento, cuidavam também de colocar enfeites dos cabelos de minha filha”.

Dentre meados de julho até o dia 11 de agosto, a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Araçatuba recebeu três crianças com diagnóstico positivo de covid-19.  Apenas um dos casos era de Araçatuba e somente Ester precisou ser intubada. Outras duas crianças seguem internadas sob suspeita de infecção por coronavírus.

Por: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
15/08/2020