A Prefeitura de Araçatuba inaugurou, nesta quarta-feira (12), a primeira sede própria do Fundo Social de Solidariedade (FSS) do município, que funcionava em imóvel na rua Coelho Neto, nº 880, e agora está instalado onde já foi a antiga Creche Ermelinda, na rua Abramo Gon, 190, bairro Nossa Senhora Aparecida.

O local já era atualmente conhecido como Centro de Qualificação Profissional de Araçatuba, onde funcionavam os cursos gratuitos do Polo da Padaria Artesanal, Escola da Moda, Escola da Beleza e Construção Civil, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Os cursos da Padaria Artesanal formaram 120 pessoas, a Escola da Moda formou 30 alunas e na Escola da Beleza se formaram também 30 alunas.

A nova sede do FSS foi projetada para garantir qualidade e privacidade nos atendimentos, além de ter amplo espaço para eventos públicos à comunidade e estoque e rastreio de donativos, tendo então o seu prédio próprio junto aos cursos. A intenção da Administração Municipal é retomar as aulas assim que terminar a pandemia de Covid-19, bem como oferecer novos cursos.
A obra foi executada com o investimento de R$ 495.558,50 (quatrocentos e noventa e cinco mil, quinhentos e cinquenta e oito reais e cinquenta centavos), provenientes do Ministério do Trabalho.

O Fundo Social de Solidariedade recebeu o nome “Amélia Izar Abujamra”, denominado através do decreto legislativo nº 011, de 26 de fevereiro de 1996, assinado pelo presidente da época, Antonio Edwaldo Costa.
Muito antes, em 1981, dona Amélia Izar Abujamra, à época presidente da Fundação Araçatubense de Promoção Social, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadã Araçatubense pelos relevantes serviços prestados no campo das relações humanas.

A cerimônia contou com uma bênção inicial do padre Rodney Mendes, da Paróquia São Sebastião e os pronunciamentos do presidente do FSS, Jorge Cinti; da secretária municipal de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira; da presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, Deomerce Damasceno; da ex-presidente do FSS, Assunta Curti; dos vereadores Jaime José da Silva e Tieza Lemos Marques (presidente); da vice-prefeita Edna Flor e do prefeito Dilador Borges. Compareceram à cerimônia Sergio Izar Abujamra, filho de dona Amélia Izar Abujamra, que foi acompanhado de seus familiares, representantes do Banco Santander, que doou móveis para o FSS e funcionários municipais.

Por: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba.
Araçatuba Acontece
13/08/2020