Equipes de enfermagem e nutricionistas que atuam nas UTIs Neonatais, Unidade de Cuidados Intermediários Convencional, Pediatria, Lactário e Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Araçatuba se reuniram através de um vídeo para aplaudir as mães que doam o leite materno que alimenta bebês prematuros cujas mães têm algum tipo de impedimento para oferecer o próprio leite.

A homenagem foi realizada em comemoração ao Agosto Dourado, evento criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) incentivar e estimular a amamentação. A cor dourada foi escolhida para campanha para exteriorizar a importância do alimento, considerado, "padrão ouro de qualidade".  

A comemoração foi organizada pela médica pediatra Rhaisa Maschio Leandro e a enfermeira Francini Américo Borégio D’angelo que coordenam o Posto de Coleta de Leite Humano equipamento criado em 2019 pela direção da Santa Casa de Araçatuba para oferecer suporte alimentar dos bebês prematuros que necessitam de cuidados intensivos nas UTIs Neonatais e na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (Ucinco).

O filme foi apresentado durante café da manhã servido às doadoras que também receberam brindes. A coordenação do evento ofereceu brindes especiais às doadoras com melhor desempenho durante o mês de julho e que foram classificadas nas categorias:  Mãe Ouro (produziu 11.730 litros ); Mãe Prata (7.360 litros) e Mãe Bronze (5.060 litros).

No mês de julho, o Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Araçatuba contou com 16 doadoras que produziram 35.620 litros. A produção foi suficiente para alimentar 390 recém-nascidos/dia que estiveram internados durante o mês nas duas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais e na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional.

Posto de Coleta

O Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Araçatuba possui estrutura para ordenha de mães de prematuros que retiram para seus bebês e que doam parte do leite aos internados cujas mães não produzem leite. O leite coletado é encaminhado ao Hospital da Mulher para pasteurização e análise e depois devolvido para alimentar os bebês internados no hospital.

No primeiro semestre deste ano um total de 94 mulheres doaram 147.990 litros de leite humano. Apesar das limitações impostas pela pandemia nos meses de maio, junho e julho o Posto de Coleta da Santa Casa de Araçatuba registrou os melhores desempenhos em quantidade de doadoras e litragem.  Neste período foram registrados respectivamente: 14 doadoras/15.900 litros; 18 doadoras/ 32.550 litros; e 16 doadoras/35.620 litros.

Por: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
14/08/2020