Coletiva de imprensa: Equipamentos permitem ampliação de leitos de UTI para casos graves de COVID-19 em serviços de 27 cidades

O Governo do Estado distribui, nesta semana, mais 111 respiradores para 27 cidades do interior e a capital. Os novos equipamentos permitem a abertura de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) e, assim, garantem atendimento aos casos graves provocados pelo novo coronavírus.
s respiradores serão destinados para serviços localizados em onze Departamentos Regionais de Saúde (DRS). Na capital, serão destinados 40 equipamentos para o Hospital Santa Marcelina de Itaquera, na zona leste de São Paulo. À região de Franca, serão enviados 20 respiradores, sendo 10 para Santa Casa de Ipuã, 5 para a Santa Casa de Ituverava e 5 para o Hospital São Marcos em Morro Agudo.
Já a região de Campinas receberá 11 respiradores para fortalecer a rede hospitalar, sendo 6 para o Hospital de Campanha (UNIMEP) em Santa Bárbara D’Oeste, 3 para o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus em Bragança Paulista e 2 para a Santa Casa de Cosmópolis. Outros dois vão para o Pronto Atendimento de Engenheiro Coelho, na região de Piracicaba.
Mais 11 equipamentos do tipo vão para a região de Sorocaba. A Santa Casa de Piedade receberá cinco ventiladores, e as Santas Casas Angatuba e de Itararé receberão dois cada, assim como o Pronto Atendimento de Mairinque.
À região do Vale do Paraíba serão 10 respiradores, sendo 5 para o Complexo Municipal de Saúde de Campos do Jordão, 3 para a Santa Casa de Misericórdia São José em Cachoeira Paulista e 2 para o Pronto Atendimento de Piquete.

Outras regiões
Já para a região de Bauru, serão destinados 8 ventiladores pulmonares: 3 para a Santa Casa de Icanga e 2 para o Hospital Municipal de Paranapanema; a Santa Casa de Itaguaí e as UPAs de Agudos e de Mineiros do Tietê recebem um respirador cada. À região de Marília serão enviados 4 respiradores, sendo 2 para o Hospital Jesus Maria José, um para o Hospital Beneficente Maracaí e um para a Santa Casa de Salto Grande.

A Santa Casa de Guaíra, na região de Barretos, receberá dois ventiladores, e um equipamento do tipo vai para o Hospital São Sebastião em Borborema, na região de Araraquara. Também serão destinados outros 2 respiradores para a região de São José do Rio Preto, sendo um para o Pronto Socorro de Pirangi e outro para o Pronto Atendimento de Irapuã.

“Chegamos ao número de mais 3 mil respiradores entregues e ultrapassamos em número de leitos e respirados a própria Alemanha e procuramos chegar a níveis de outros países da Europa” afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS (Sistema Único de Saúde), ultrapassando 8,1 mil leitos do tipo.

Aracatuba Acontece
29/07/2020