A Santa Casa de Araçatuba recebeu na manhã desta quarta-feira três respiradores artificiais. Os equipamentos foram doados pela Suzano, empresa de referência global na produção de bi produtos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a doação de três respiradores artificiais.  A doação foi feita por meio do Movimento Noroeste Com Vida, campanha que está sendo realizada em âmbito estadual sob a coordenação do empresário Dario Guarita Neto.

A entrega   foi feita pelo empresário biriguiense Valdir Mestriner e o médico infectologista araçatubense Stélios Fikaris. Ambos fazem parte do comitê técnico constituído pelos coordenadores da campanha e do qual também integram o ortopedista e traumatologista Célio Mori e a administradora de empresas Gislaine Targa.

Os equipamentos foram recebidos pelo provedor, a vice provedora  e a tesoureira da Santa Casa de Araçatuba, Claudionor Aguiar Teixeira, Maria Helena Morais e  Maria Ionice Zucon respectivamente.  O diretor técnico Giulio Stanco Coscina Neto e o administrador Mauro Inácio da Silva também participaram do evento que foi rápido e sem solenidade para evitar aglomeração.
De acordo com o diretor técnico do hospital, o médico Giulio Coscina Neto, os três respiradores serão instalados na UTI Geral Adultos, cujo prédio foi reformado e abrigará nos próximos dias mais 10 leitos intensivos, totalizando 19 direcionados aos adultos com patologias gerais.

A Santa Casa de Araçatuba, de acordo com o diretor técnico, possui 45 respiradores “porém todos eles alocados nas respectivas UTIs”. O hospital mantém 42 leitos ´para tratamento intensivo distribuídos nas UTI Geral Adultos, UTI Coronariana, UTI Neonatal e Pediátrica e UTI Neonatal.  “Esses três equipamentos, são os primeiros exclusivamente para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19”, informou Coscina Neto.

Com 58 notificações relacionadas à covid-19 registradas até esta quarta-feira(22/4), o hospital tem registrado média diária de 3 a 4 pacientes em UTI Geral Adultos e 2 a 3 pacientes/dia na UTI Neonatal e Pediátrica. Dessa forma, os respiradores dessas unidades atenderam as necessidades. “Porém se houver um aumento de casos a quantidade de respiradores será insuficiente”, informou o diretor técnico.

Suzano
Os respiradores artificiais doados para Araçatuba fazem parte de um total de 159 aparelhos que a Suzano importou da China para doar a hospitais estados de São Paulo Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará e Paraná, e o Distrito Federal. A empresa também comprou milhares de equipamentos de proteção individual que serão distribuídos para hospitais dos mesmos estados.

De acordo com um dos membros do Comitê Gestor do Movimento Noroeste Com Vida, Dario Guarita Neto, “essa ação acertada da Suzano responde a uma das demandas fundamentais da estratégia do movimento, que está alinhada ao plano de contingência da Diretoria Regional de Saúde. Em nome da população da região, o Movimento Noroeste com Vida parabeniza e agradece o Grupo Suzano. É com esse tipo de parceria que, juntos, seremos capazes de cuidar das pessoas e atenuar os efeitos dessa crise”, finaliza.

“A alta demanda global por respiradores, máscaras hospitalares e outros itens médicos foi um grande desafio a ser superado para conseguirmos importar os produtos e doá-los aqui no Brasil para o combate ao covid-19. Também seguimos com tratativas permanentes com os governos federal, estaduais e municipais para definirmos a melhor estratégia de distribuição e atendimento aos locais onde os equipamentos são mais necessários”, afirma o diretor executivo de Relações e Gestão Legal da Suzano, Pablo Machado

Por: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
22/04/2020