O prefeito de Araçatuba Dilador Borges foi o mediador, na tarde desta quinta-feira (26), de um encontro por videoconferência entre prefeitos da região com o diretor regional de Saúde, Sérgio Smolentzov, que fez um diagnóstico positivo das ações preventivas ao novo coronavírus, como o isolamento social, realizadas até o momento na região.

De acordo com Smolentzov, espera-se que 80% das pessoas infectadas sejam tratadas em suas casas. Já 15%, segundo ele, precisarão de internação clínica e 5% delas, precisarão efetivamente de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Sendo a população da DRS (Direção Regional de Saúde) de 800 mil pessoas, a projeção (no pior cenário) é de um pico de 4 mil infectados, afirmou o diretor durante a videoconferência.

Os prefeitos demonstraram preocupação em relação à capacidade de tratamento destes doentes. No encontro, foram apresentadas, como alternativas, a criação de novos leitos de UTIs e credenciamento de leitos de unidades hospitalares particulares. Smolentzov disse que projetos precisam ser apresentados e levados ao Estado por meio da regional.

“Vamos trabalhar unidos e um pelo outro. Na hora da necessidade, um município ajudará o outro. O mais importante é que a gente intensifique as ações preventivas para que não se chegue a um cenário pior”, disse o prefeito Dilador Borges.

Por: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba
Araçatuba Acontece
26/03/2020