A Santa Casa de Araçatuba suspendeu por 30 dias a realização de cirurgias eletivas de todas as especialidades. A suspensão faz parte do Plano de Contingência para enfrentar a covid-19. Com a estratégia, as direções Clínica e Técnica, e a administração do hospital, pretendem priorizar leitos de enfermarias e das Unidades de Terapia Intensiva para eventuais vitimados pela coronavírus.

O médico Giulio Coscina Netto, diretor técnico da Santa Casa esclarece que a suspensão das cirurgias eletivas não deve atingir casos de pacientes que dependem de realizar um procedimento cirúrgico para iniciar, reiniciar ou prosseguir em tratamentos conservadores, como oncológicos por exemplo. “Os especialistas das várias equipes cirúrgicas estão avaliando caso a caso para definição de pacientes eletivos que precisam ser operados”, informou Coscina.

A direção do hospital informa que as cirurgias de urgência e emergência continuarão a ser realizadas normalmente.
A Santa Casa de Araçatuba é referência de média e alta complexidade para 40 municípios da região e realiza em média 70 cirurgias por dia, dentre eletivas e de urgência e emergência.

Ambulatoriais
As medidas restritivas alcançaram também os procedimentos e consultas ambulatoriais. O objetivo é reduzir o fluxo de pessoas no complexo hospitalar e ao mesmo tempo recrutamento de profissionais que atuam nesses serviços para eventuais atendimentos a pacientes vitimados pelo coronavírus.
Um dos serviços atingidos pela suspensão é o Ambulatório de Especialidades Médicas que realiza consultas, exames e procedimentos ambulatoriais de 13 especialidades.
Esta unidade atende em média 2 mil pacientes/mês de 40 cidades da região de Araçatuba.

Por: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
24/03/2020