O Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, foi incluso entre as personalidades distinguidas pelo título de Amigo da Marinha, sendo homenageado com medalha e diploma, nesta quarta-feira (6), em São Paulo-SP.
A homenagem se realizou na sede do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, na Vila Clementina, na capital paulista, onde o prefeito de Araçatuba participou de coquetel de recepção, imposição da medalha “Amigo da Marinha” e cerimônia à Bandeira, com canto do Hino Nacional Brasileiro. Dolador recebeu a medalha e saudações das mãos do Vice-Almirante Claudio Henrique Mello e Vice Almirante Noriaki Wada.
A honraria foi criada em 1966 para homenagear personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido na defesa dos interesses relativos à Marinha e na divulgação da importância das atividades da Força Naval para o país.

Como explica o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, a Medalha pode ser concedida a personalidades instituições que atendam, simultaneamente, aos seguintes requisitos: idoneidade moral e conduta pessoal condizentes com padrões de a Marinha exige de seus integrantes; interesse pela Marinha e pelos assuntos ligados ao Poder Marítimo; e atividade destacada em prol dos intereses da Marinha ou de outro segmento do Poder Marinho. Ainda segundo o comandante, os homenageados ainda passam por investigações e só são agraciados se estão sem problemas com a justiça criminal e eleitoral, entre outros critérios.

A solenidade se faz em comemoração ao Dia Nacional do Amigo da Marinha, 6 de Novembro, data de nascimento do ex-ministro da Marinha o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, patrono das Sociedades de Amigos da Marinha (SOAMAR). O almirante Maximiano foi grande incentivar os dessas organizações, que tiveram como gênese a Associação Santista de Amigos da Marinha do Brasil.

Por: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba
Aracatuba Acontece
06/11/2019