A Santa Casa de Araçatuba realizou nesta sexta-feira mais uma captação de órgãos para transplante. O coração, fígado, rins e córneas da estudante Milena Ferreira Gechele, 15 anos, foram captados por equipes de cirurgiões do Hospital de Base de São José do Rio Preto.
Milena, que residia em Ilha Solteira, estava internada na UTI Geral da Santa Casa de Araçatuba desde o dia 10 para tratamento de um traumatismo craniano grave decorrente de acidente automobilístico. Infelizmente, apesar dos esforços, ela não resistiu e teve morte encefálica constatada nesta quinta-feira, por volta de 10h, após todos os exames realizados pelo protocolo supervisionado pela comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A família aceitou doar os órgãos.
O fígado, rins e córneas serão encaminhados para o HB para serem transplantados em pacientes da fila de espera da Central Nacional dos Transplantes que sejam compatíveis com os fatores da doadora.
O coração, por questões de incompatibilidade não será encaminhado ao INCOR/SP para transplante convencional e sim para o ao Banco de Tecidos Humanos de Curitiba para retirada de válvulas cardíacas para transplantes em dois pacientes.
Trata-se de uma nova modalidade para aproveitamento de órgãos humanos que beneficiará pacientes com insuficiência cardíaca em todo o país. O trabalho é feito através de parceria entre o Hospital de Base de São José do Rio Preto e o Banco de Tecidos Humanos de Curitiba. Essa será a primeira vez que um coração doado através da Santa Casa de Araçatuba será utilizado para essa finalidade.
A assessoria de imprensa da Santa Casa informou que a identidade da paciente doadora dos órgãos foi revelada neste caso em atendimento ao desejo dos familiares, que ainda que estejam devastados com a perda de um entende querido, entenderam que a doação de órgãos é um gesto de solidariedade cristã e esta é uma forma de ampliar a divulgação sobre a importância do ato.

Por: Fabio Shiz/Regional Press
Araçatuba Acontece
18/08/2019