Em 2016 o médico ortopedista Leônidas Milioni Júnior, ao ver o desconforto de pacientes que chegavam ainda na madrugada para tentar agendamento de consultas na UBS Maria Tereza de Andrade, onde prestava serviço na época, começou a pensar em uma forma de eliminar este problema, e teve a ideia de idealizar um aplicativo (APP) que funcionasse como uma agenda digital integrada.
O médico passou a ideia para o papel e fez uma parceria com um profissional que colocou a sua ideia na prática. No mesmo ano o APP estava pronto, em pleno funcionamento. O médico conta que o aplicativo não teria custo para o paciente e nem para o poder público. Sua mágoa é não ter conseguido implantar o APP na prefeitura de Araçatuba, por recusa, na época, da Secretaria Municipal de Saúde, que segundo ele, não acreditou em seu projeto, que teria custo zero.
No entanto, passados quase três anos de sua ideia, o governador do Estado lançou, este mês, o APP Hora Marcada, que funciona nos mesmos moldes do APP idealizado pelo médico, que recebeu o nome de Saúde Num Click, e está disponível para baixar nas versões android e Ios.

O ortopedista contou que na época apresentou o APP para o prefeito Dilador Borges e para a vice-prefeita Edna Flor, que chegaram a marcar reunião onde o aplicativo foi apresentado à secretaria de Saúde, Carmem Guariente. Na época a secretária informou que haviam pendências para resolver antes da implantação, que chegou a ser sugerida pelo prefeito, para agendamentos de exames de mamografia. As pendências seriam com relação à prestação de serviço de gerenciamento de software e também com relação à prestação de serviço dos exames de mamografia.
Milioni Júnior disse que acompanhou pela imprensa a solução dos dois casos e posteriormente ele procurou a prefeitura para saber da implantação do APP, sendo informado, de acordo com ele pelo gabinete, de que a Secretaria de Saúde não teria visto viabilidade funcional para utilização do moderno sistema que o médico queria implantar, sem custo para o município e pacientes.
“Como o aplicativo não era viável se agora o governo do Estado lançou um igualzinho?”, questiona o médico. No lançamento da ferramento que passa a ser utilizada pelo governo do Estadop, que foi em Ribeirão Preto, o APP foi noticiado como sendo um aplicativo que servirá de referência nacional. O aplicativo Hora Marcada foi desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

PARTICULAR
Como não conseguiu implantar o APP no sistema público de Araçatuba, o médico abriu a opção para clínicas particulares e demais estabelecimentos na área da saúde que trabalham com agendamento de pacientes, seja para atendimentos particulares ou convênios em geral, como planos de saúde e cartões de desconto.
Milioni Júnior disse que já está com 700 profissionais de Araçatuba cadastrados no APP, e que agora está sendo realizada uma atualização final para que possa começar a ser utilizado.
O APP já está disponível e pode ser baixado gratuitamente tanto para Android como Ios.

Por: Fabio Shiz/Regional Press 
Araçatuba Acontece
25/07/2019