Um imóvel foi destruído por um incêndio na manhã desta quarta-feira na rua Teresa de Souza Costa, no Jardim Morumbi, próximo ao cemitério da Saudade, em Araçatuba. Uma moradora sofreu queimaduras leves no braço e inalou a fumaça, e precisou ser socorrida pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros.
A equipe do Regional Press acompanhou o trabalho dos bombeiros, que ficaram mais de uma hora trabalhando no combate ao fogo externamente e depois entraram no imóvel parta fazer o rescaldo. No local há duas casas geminadas onde moram o idoso Mário Ito, de 86 anos e a filha dele, Alice Ito. A metade do imóvel do idoso não chegou a ser atingida pelas chamas, mas a outra metade, onde reside a filha dele, foi toda destruída.

Há duas hipóteses para a causa do incêndio, que começou entre 7h e 8h desta quarta-feira. Alice teria dito a vizinhos, antes de ser socorrida, que havia uma vela acesa em seu quarto. Ela sofre de transtornos mentais e toma medicamentos fortes, e afirmou que estava dormindo quando o fogo começou, por isso não sabe o que pode ter acontecido.
O pai dela havia acordado bem cedo e estava trabalhando na Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba, quando foi informado sobre o incêndio e levado até o local por vizinhos. Ele disse que a filha tem mania de juntar muitas coisas, inclusive pedaços de madeiras.

Ito afirmou que há 20 dias o gás de sua filha havia acabado e ela estava fazendo comida com lenha, utilizando as madeiras que acumulava em sua casa. “Eu já tinha dado dinheiro para ela comprar gás e avisei para não ficar queimando lenha. Mas ela não comprou o gás e continuou fazendo comida com lenha. Eu acho que ela deveria estar queimando a lenha quando o fogo começou”, deduziu o idoso.
De acordo com vizinhos, a mulher toma medicamentos “fortes” e as vezes dorme bastante. No momento do incêndio, ela só acordou quando as chamas já haviam se alastrado. A mulher inalou fumaça e estava passando mal, tendo de ser socorrida por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros.
Equipes com dois caminhões autobomba foram mobilizados para conter as chamas. A Defesa Civil esteve no local e vai fazer um laudo parta avaliar se a estrutura da casa do aposentado também foi afetada devido ao calor.

Por: Fabio Shiz/Regional Press
Fotos: Regional Press
Araçatuba Acontece
12/06/2019