A Força Tática da Polícia Militar apreendeu cerca de 2 toneladas e 660 quilos de maconha na tarde deste domingo (10), em Araçatuba. A droga estava escondida no fundo falso de um caminhão baú, abordado na rua João Buchi, prolongamento da estrada vicinal João Cazerta,  na zona rural da cidade.
O motorista foi veículo, de 34 anos, foi preso em flagrante. Outro araçatubense também foi autuado.
O comandante da Força Tática, capitão Renê, explicou que a equipe fazia patrulhamento pelo prolongamento da Aguapeí quando se deparou com um caminhão Baú, Volkswagen, modelo Constelation, placas de Toledo (PR), cujo motorista deu uma ziguezagueada ao ver a viatura.
Diante da reação do motorista os policiais desconfiaram e resolveram fazer a abordagem, quando ele tentava estacionar em frente a uma chácara. O motorista estava muito nervoso e ao ser questionado acabou confessando que estava com algo ilícito em um fundo falso da carroceria baú.
Os policiais abriram o baú por cima encontraram grande quantidade da droga, além de uma caixa de munição 380 e outra de .40.
Como era grande a quantidade de drogas, o caminhão foi levado a uma indústria alimentícia para pesagem, e após o descarregamento seria novamente pesado para contabilizar o peso da droga. O motorista confessou que havia carregado o caminhão em coronel Sapucaia (MS).
Ao chegar na delegacia, o Corpo de Bombeiros foi acionado para recortar a carroceria, onde havia outro compartimento falso com mais drogas escondidas. A quantidade era tão grande que demorou cerca de uma hora para ser descarregada. Uma força tarefa com policiais militares, civis e bombeiros foi montada para agilizar o descarregamento da droga.
A operação chamou a atenção de populares, principalmente jovens que frequentam a praça Getúlio Vargas, que ficaram acompanhando os trabalhos dos policiais do lado de fora da delegacia. O odor da droga se espalhou a dezenas de metros do local.

TANQUINHOS

Além da droga, na carroceria do caminhão havia grande quantidade de tanquinhos de lavar, de uma indústria de Araçatuba. A polícia apurou preliminarmente que as máquinas haviam saído de Araçatuba para o Mato Grosso do Sul na sexta-feira em outro caminhão, e estavam retornando neste veículo apreendido.

TERCEIRIZADO

A reportagem do Araçatuba Acontece  apurou que o caminhão já pertenceu a frota da indústria araçatubense e foi vendido em uma etapa de terceirização da frota. O comprador continuou prestando serviços para a indústria.
Ainda não foi possível saber o motivo do retorno dos produtos que haviam sido enviados na sexta-feira. Geralmente isso acontece quando há algum tipo de devolução de carga, o que ainda não havia sido confirmado.
O comprador do caminhão não é a mesma pessoa que foi flagrada transportando a droga.
Assista entrevista com o comandante da Força Tática, capitão Renê.

Por: Fábio Shiz  e Alex Mesmer /Regional Press
Imagens: Sílvio Romeiro  e Thiago Augusto.
Edição de Vídeo: Thiago Augusto.
Araçatuba Acontece
11/03/2019