A FAC FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba) deu início às obras para implantação da já anunciada faculdade de medicina, prevista para entrar em funcionamento no ano que vem. O prédio que abrigava a antiga secretaria foi demolido para dar lugar aos laboratórios do futuro curso. A próxima etapa é a conclusão do projeto do novo prédio para abertura de licitação.

O presidente do Conselho de Curadores da FEA, Celso Mendes Gardinal, explicou que o projeto para a construção da nova ala está em fase final e após a conclusão a Fundação vai abrir processo licitatório para a execução da obra, prevista para iniciar em março com prazo de 60 dias para a entrega.

A nova ala vai abrigar diversos laboratórios, como anatomia, fisiologia/farmacologia, bioquímica, microbiologia, habilidades cirúrgicas, tecnologia e informação, morfofuncional e microscopia. O prazo para conclusão da obra é curto porque boa parte será com sistema pré-moldado, que proporciona economia e agilidade na obra.

VISITAS
O diretor pedagógico da Instituição, professor mestre Pascoal Manfredi Neto, explicou que uma comissão já realizou visitas a outras instituições como a Fundação, que implantaram curso de medicina recentemente. Uma delas foi a faculdade de medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (UniFacef) e fez parte das ações que constam do cronograma para implantação da faculdade de Medicina, já aprovada pelo Conselho Estadual de Educação.

A faculdade de medicina da FAC-FEA será a segunda em Araçatuba e, de acordo com o diretor, serão 60 vagas, e isso agrega valores com a chegada dos estudantes e novos profissionais, o que ajuda a fomentar a economia da cidade, nos setores gastronômico, cultural e imobiliário.

INVESTIMENTO
Celso Gardinal explica que para a implantação do curso de medicina a Fundação prevê um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões. Ele lembra que a FEA foi fundada há 50 anos e o objetivo na época era trazer uma faculdade de medicina, um sonho nunca alcançado e que agora está se tornando realidade.

O projeto para implantação deste curso havia sido protocolado em 2017 e um ano depois foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. Após a conclusão da nova ala, será feita a licitação para a compra dos aparelhos que vão equipar esses laboratórios e de uma biblioteca virtual, além de livros físicos. Também será construído um depósito para arquivo e uma área de humanização para os colaboradores da Fundação.

A previsão, segundo ele, é de que no final do primeiro semestre tudo isto esteja concluído para que seja comunicado o Conselho Estadual de Educação, que fará uma nova análise da estrutura para poder autorizar a abertura do vestibular. Conforme os trâmites, o vestibular poderá ser realizado no segundo semestre e o início do curso em 2020.

A FAC FEA é destaque entre as faculdades do interior paulista e está entre as melhores do país. Tem nota 4 em uma escala de 0 a 5, no IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC por cinco anos consecutivos. Por se tratar de uma Fundação sem fins lucrativos e não recebendo recursos públicos, tem uma mensalidade e o preço está bem abaixo da média das instituições particulares.

Por: Fábio Shiz 
Araçatuba Acontece 
23/02/2019