Neste feriado prolongado do Dia de Finados (2 de novembro), a previsão é de que mais de 25 mil pessoas passem pelos cemitérios de Araçatuba. São dois municipais – Cemitério da Saudade e Recanto de Paz.
No dia de Finados, os portões dos cemitérios municipais de Araçatuba,  estarão abertos das 6:30 às 18:00 h. Neste dia são esperados milhares de pessoas nesses cemitérios .
A visita  começa logo cedo, onde os visitantes  irão prestar suas homenagens aos seus entes queridos. Desde as primeiras horas da manhã o movimento é intenso  nos cemitérios.
No dia de finados, as pessoas costumam visitar os cemitérios, levar flores e velas para enfeitar os túmulos, e mesmo sendo uma data triste por trazer lembranças de uma pessoa amada, exalta a vida eterna em forma de lembranças, com a esperança que foram recebidos pelo reino de Deus, comenta Sidnei Giron.
A Prefeitura por meio da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, em decorrência do Dia de Finados, celebrado no dia 02 de novembro, está realizando orientações para a população que passa pelo Cemitério Municipal da Saudade e Cemitério do Rosele visando à prevenção aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Segundo a coordenadora da Zoonoses, Célia Taiacol, os agentes estão realizando essas orientações e retirando os sacos plásticos dos vasos evitando assim o acúmulo de água.
Dezenas de ambulantes foram cadastrados pela prefeitura para comercializar flores, velas, enfeites e alimentos.
A expectativa dos ambulantes para as vendas de flores nos cemitérios da cidade neste feriado são positivas. A Silmara de Oliveira comerciante, exerce essa atividade a vários anos em frente ao cemitério do Rosele em Araçatuba, no dia de Finados, afirma que as vendas tem um acréscimo de 30% nas vendas. “Ela trabalha nos últimos dois dias,  nos dias 01 e 02 de novembro são os melhores dias para vendas  e o movimento nessa época sempre é bom”, comenta.
De acordo com ela, há procura de flores naturais como o crisântemo  e kalanchoe  saem mais do que as demais, como as  rosas que vende sempre mais na floricultura.

Por: Ronaldo Carvalho
Fotos:Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece
02/11/2018