Comissão da FAC-FEA já está trabalhando para implantação da faculdade de medicina

Equipe realizou visita técnica esta semana no Centro Universitário Municipal de Franca

Uma comissão da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA) realizou esta semana uma visita técnica à faculdade de medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (UniFacef). Esta é uma das ações que constam do cronograma para implantação da faculdade de Medicina, já aprovada pelo Conselho Estadual de Educação. As obras iniciais na FAC-FEA já tiveram início.
O diretor pedagógico da Instituição, professor mestre Pascoal Manfredi Neto, explicou que esta foi a segunda instituição de ensino visitada pela comissão e que a Unifacef é uma unidade muito respeitada e muito comentada com relação aos equipamentos, laboratórios e equipe técnica.
“Nosso objetivo é visitar várias instituições que tem cursos de medicina para poder trocar ideias e conhecer as particularidades de cada uma delas para poder formar a nossa”, explicou. De acordo com ele, os trabalhos estão sendo organizados e a partir de janeiro começam as obras para construção dos laboratórios para depois poder equipá-los e deixar tudo preparado para realizar o vestibular já no segundo semestre de 2019.
A faculdade de medicina da FAC-FEA será a segunda em Araçatuba e, de acordo com o diretor, serão 60 vagas, e isso agrega valores com a chegada dos estudantes e novos profissionais, o que ajuda a fomentar a economia da cidade, nos setores gastronômico, cultural e imobiliário.
O presidente do Conselho de Curadores da Fundação Educacional Araçatuba, Celso Mendes Gardinal, explica que para a implantação do curso de medicina a Fundação prevê um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões. Ele lembra que a FEA foi fundada há 50 anos e o objetivo na época era trazer uma faculdade de medicina, um sonho nunca alcançado e que agora está se tornando realidade.
O projeto para implantação deste curso havia sido protocolado em 2017 e um ano depois foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. O presidente disse que após a realização das visitas técnicas serão realizados os processos licitatórios para a construção do local que vai abrigar os laboratórios, que será o prédio da antiga secretaria, que já está sendo transferida para um novo e moderno espaço.
Na sequência será feita a licitação para a compra dos equipamentos que vão equipar esses laboratórios e de uma biblioteca virtual, além de livros físicos. Também será construído um depósito para arquivo e uma área de humanização para os colaboradores da Fundação.
A previsão, segundo ele, é de que no final do primeiro semestre De 2019 tudo isto esteja concluído para que seja comunicado o Conselho Estadual de Educação, o qual fará uma nova análise da estrutura para poder autorizar a abertura do vestibular. Conforme os trâmites, o vestibular poderá ser realizado no segundo semestre de 2019 e o início do curso em 2020.
A FAC-FEA é destaque entre as faculdades do interior paulista e está entre as melhores do país. Tem nota 4 em uma escala de 0 a 5, no IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC por cinco anos consecutivos. Por se tratar de uma Fundação sem fins lucrativos e não recebendo recursos públicos, tem uma mensalidade e o preço está bem abaixo da média das instituições particulares.
A FAC-FEA está realizando um vestibular neste domingo e fará o último processo seletivo do ano no dia 16 de dezembro. Os cursos oferecidos são, Administração, Ciências Econômicas, Direito, Pedagogia e Psicologia. A taxa de inscrição para o vestibular é apenas a doação de um quilo de alimento não perecível, que a instituição doa para entidades assistenciais da cidade.
Serviço:
FAC-FEA
Rua Maurício de Nassau, 1191 – Bairro Santana – Araçatuba-SP
Tel (18) 3622-8262

Por: Fábio Shiz/Regional Press
Araçatuba Acontece
24/11/2018



Postar um comentário

0 Comentários