Informamos que na data de hoje 06/11/18 por volta das 12h desta terça-feira a captação de órgãos do paciente Max Alberto Martins da Silva que teve morte encefálica constatada ontem as 15h21 e sua família concordou em doar seus órgãos, exceção feita somente às córneas.
Após analise do perfil do doador e a compatibilidade com pessoas que estão na fila à espera de um transplante, a Central Nacional de Transplante localizou pacientes compatíveis para receber o coração, o pâncreas, o fígado e os rins de Max.
Equipes de cirurgiões captadores do Instituto do Coração e Hospital Bandeirantes, ambos de São Paulo e do Hospital de Base de São José do Rio Preto chegaram  à Santa Casa de Araçatuba por volta das 10h desta terça-feira. Coração e pâncreas foram os primeiros órgãos a serem coletados e seguirão imediatamente em voo fretado para São Paulo para serem transplantados ainda nesta tarde.  O fígado foi transplantado em procedimento previsto para o Hospital de Base de Rio Preto. A CNT ainda e foi feito testes de compatibilidade para os rins dentre pacientes que estão na fila de espera. O órgão tem sobrevida entre 24 e 36 horas.
A captação de todos os órgãos durou em torno de 6 horas. Após a conclusão o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal para autopsia e após esse procedimento, liberado ao familiares para ser velado.
Será a 16ª captação de órgãos realizada neste ano pela Santa Casa de Araçatuba. Também pela primeira vez em 2018 será captado um pâncreas e pela segunda vez um coração o quarto de desde 2015, ano de criação da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT) para gestão sobre avaliação de morte encefálica e entrevistas com famílias para divulgação da importância da doação de órgãos, a Santa Casa de Araçatuba já captou 6 corações, 45 fígados e 108 rins.
O coração saiu para o Incor por volta das 14h10, o pâncreas por volta das 15h e o fígado e rins por volta das 16h.

Fonte/Fotos: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Araçatuba.
Araçatuba Acontece
06/11/2018