Na manhã desta segunda-feira (22), a Vigilância Sanitária de Araçatuba foi acionada para atender a uma ocorrência que envolveu a guarda municipal sobre dispensa de medicamentos. Foi constatado de que se trata na maioria de medicamentos infantis entre vitaminas e antibióticos de amostras grátis, porém existiam medicamentos que ainda se encontravam dentro do prazo de validade. Foi feita perícia pela Polícia Civil e a apreensão pela Vigilância Sanitária que dará o destino correto para a dispensa dos mesmos.
A Prefeitura de Araçatuba mantém um contrato com a empresa Monte Azul Ambiental para recolhimento de lixo doméstico, que poderá conter frascos e embalagens vazios de medicamentos. Para o descarte de remédios retirados na Farmácia Municipal, os remédios não usados podem ser devolvidos no mesmo local. Em caso de remédios comprados em empresas particulares (farmácias), estas devem ter um programa de recolhimento próprio para providenciar a inutilização de forma correta.
Sobre o caso ocorrido nesta segunda-feira, a Vigilância apenas fará o descarte irregular. As demais providências serão tomadas pelas autoridades policiais competentes para a investigação da procedência do material e aplicação das sanções legais que forem cabidas.

Fonte: Prefeitura Municipal
Fotos: Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece
22/10/2018