Faculdade está com inscrições abertas para o vestibular solidário, onde inscrição é apenas um quilo de alimento e prova será no próximo dia 28

A Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC-FEA) já é conhecida por ser uma das poucas que sustentam nota 4, em uma escala máxima de nota 5, no IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC (Ministério da Educação). Este ano a faculdade teve mais uma conquista, obteve nota máxima (5) no IDD, um indicador resultante de pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério.
A coordenadora do curso de Pedagogia da FAC-FEA, Márcia Elaine Catarin Vignoto, explicou que a FAC-FEA já se encontra no nível das melhores faculdades do país, inclusive vem mantendo a nota 4 no índice geral de cursos, e nota 5 conquistada pelo curso de pedagogia consolida o alto nível de qualidade de ensino e estrutura oferecidos pela faculdade.
A coordenadora atribui a conquista ao trabalho de uma equipe muito bem organizada, qualificada e acima de tudo integrada e disposta a buscar os ideais em torno de um ensino de qualidade, dentro da missão da FAC-FEA.  Márcia explica ainda que a nota 5 foi do curso, e para se chegar a este índice são realizadas uma série de avaliações, sendo que no caso da FEA, a nota foi para o curso como um todo, e não apenas em um item isolado.
Os resultados que comprovaram a posição de destaque da FAC-FEA no ranking nacional das faculdades, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa na semana passada, em Brasília (DF), juntamente com um perfil dos participantes da edição.
O Conceito Enade e o IDD são dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados anualmente pelo Inep, a partir da combinação do resultado do Exame com outras bases de dados. Enquanto o Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, o IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Expressos em escala contínua e em cinco níveis, são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade. O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES). É uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve as notas contínuas de CPC dos cursos de graduação e os conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das IES.

Vestibular Solidário

A FAC-FEA (Faculdade da fundação educacional Araçatuba) está com as inscrições abertas para o vestibular 2019, e mais uma vez em caráter solidário. Ao invés de cobrar uma taxa, o candidato precisa levar apenas um quilo de alimento não perecível, cuja doação é repassada pela FAC-FEA a entidades assistenciais de Araçatuba.
Ao efetuar a inscrição o candidato pode escolher entre três datas para realização da prova. Os vestibulares serão realizados nos dias 28 de outubro, 25 de novembro e 16 de dezembro, sempre aos domingos. A vagas serão para os cursos de Administração, Direito, Pedagogia e Psicologia, todos diurno e noturno, além de Ciências Econômicas (noturno). Todos para início no primeiro semestre de 2019.
Para fazer sua inscrição, o candidato deverá comparecer à secretaria da Faculdade com os seguintes documentos:
- Cópia do RG
- Cópia do Histórico Escolar ou do comprovante de Conclusão do Ensino Médio
- Ficha de Inscrição (fornecida pela Secretaria)
- 1 kg de alimento não perecível (menos sal e açúcar)
As inscrições devem ser efetuadas na Secretaria da FAC-FEA, na rua Maurício de Nassau, 1191 - Bairro Santana, de segunda a sexta-feira das 08h00 às 19h00.

DESTAQUE

Por ser uma entidade sem fins lucrativos a FAC-FEA consegue investir em um bom corpo docente, além de possibilitar mensalidades bem abaixo da média de instituições particulares.
O investimento em um bom corpo docente resulta na qualidade dos cursos, conforme comprovação pelo IGC – MEC, o Índice Geral de Cursos, que em uma avaliação de 0 a 5, a FEA conseguiu nota 4 durante cinco anos consecutivos. Hoje a instituição oferece cinco cursos, administração, ciências econômicas, direito, pedagogia e psicologia, além de cursos de pós-graduação, e já está se preparando para implantação do curso de medicina, aprovado este mês pelo conselho estadual de Educação.
A FEA já formou mais de 2 mil alunos e pelas estatísticas, a maioria são alunos que integram famílias com renda familiar entre dois a cinco salários mínimos, que precisam trabalhar para pagar os estudos, e posteriormente acabam conseguindo boas colocações no mercado de trabalho.

 Márcia Elaine Catarin Vignoto, coordenadora do curso de Pedagogia da FAC-FEA

Araçatuba acontece
19/10/2018