O Hospital Central, de Araçatuba, inaugurou nesta sexta-feira o Centro Oftalmológico de Alta Complexidade para atender a demanda de prefeituras de 40 cidades da região pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que fez o credenciamento da unidade no início de julho. O Ministério da Saúde vai fazer um aporte extra de recursos de R$ 207 mil por mês para os procedimentos.
A inauguração e implantação do serviço eleva Araçatuba como referência no setor para os 40 municípios da região, que agora terão uma opção a mais para acabar com a demanda reprimida. Até então todos os atendimentos eram feitos em Buritama ou encaminhados à São Paulo. A previsão é de que na segunda quinzena de outubro o Hospital Central comece a receber os pacientes da região que serão atendidos via SUS por intermédios das prefeituras.
O Centro Oftalmológico recebeu cerca de R$ 2 milhões em investimentos para sua implantação, em parceria com o Instituto Visão, e terá capacidade para realizar em média 2 mil atendimentos por mês. A unidade conta com cinco salas de ambulatório, duas salas cirúrgicas e uma sala de recuperação pós-cirúrgica.
De acordo com o diretor do Hospital, o médico Humberto Sanchez, os pacientes do SUS serão atendidos por profissionais altamente qualificados em uma moderna estrutura. Ele disse que com o credenciamento, Araçatuba será uma opção a mais para que os municípios possam agilizar os encaminhamentos acabando com a demanda reprimida. “Sabemos que hoje as filas de espera são longas, e agora será uma nova realidade”, disse.
O Hospital vai realizar, pelo SUS, desde consultas até cirurgias, como catarata e glaucoma. Todo o agendamento será feito pelas prefeituras, e o Hospital não terá gestão sobre o encaminhamento destas demandas, ou seja, os pacientes devem chegar com encaminhamento da unidade de saúde do município onde reside.
A administradora do Hospital, Nancy Ferreira da Silva Cunha, enfatizou, “Sabemos que hoje as filas de espera são longas, e agora este novo centro contribuirá para mudar este cenário. Somente em Araçatuba estima-se que 10 mil pessoas estejam aguardando por atendimento médico oftalmológico”, disse.
O Hospital vai realizar, pelo SUS, desde consultas até cirurgias, como catarata e glaucoma. Todo o agendamento será feito pelas prefeituras, e o Hospital não terá gestão sobre o encaminhamento destas demandas, ou seja, os pacientes devem chegar com agendamento da unidade de saúde do município onde reside.
Nancy explicou que alguns procedimentos de alta complexidade de oftalmologia via SUS eram feitos somente em São Paulo, e agora o Hospital Central vai oferecer todos os tipos de tratamento, proporcionando inclusive mais humanização e comodidade aos pacientes, evitando viagens longas, como este exemplo da capital.
A secretária municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Sílvia Guariente, disse que essa é uma grande conquista para toda a região, tendo em vista que no Hospital Central serão realizados atendimentos que até então só eram realizados em Campinas e São Paulo, gerando custos extras aos municípios, além do desgaste para os pacientes e o risco das viagens constantes. De acordo com ela, agora os atendimentos serão feitos em Araçatuba, em uma moderna estrutura e proporcionando mais comodidade aos pacientes.