Hoje é o grande dia do Mega Encontro de Paramotor
Pilotos de 14 estados  eles vão tentar quebrar o recorde mundial em Araçatuba
Já está tudo pronto no campo de vôo do Clube de Paramotor Araçatuba para o Mega Encontro 2018 com tentativa de quebra do recorde mundial com maior número de paramotores voando ao mesmo tempo. Alguns pilotos já chegaram na cidade nesta quinta-feira. O evento terá praça de alimentação, shows musicais e apresentações de Paramotor, com entrada franca a população.
Mais de 400 pilotos estarão reunidos no evento que começa nesta sexta-feira e vai até domingo, em uma área de 97 mil metros quadrados no final da rua Conde Zepelin, no Jardim Universo, períodoo em os céus de Araçatuba ficarão mais coloridos. Este será um dos maiores eventos do gênero no mundo.
Ao contrário dos anos anteriores, quando eram realizadas várias provas, este ano o evento terá outra característica, sendo marcado por um mega-encontro e apresentações. No local haverá praça de alimentação, banheiros e shows musicais nas noites dos dias 7 e 8. A abertura oficial do evento será no dia 7 ao meio dia e as tentativas de quebra do recorde, às 8h e às 15h do dia 8.
Até o momento está confirmada a participação de 450 pilotos de vários estados brasileiros, desde o Rio Grande Sul até estados do norte como Amazonas, Acre, Pará, e nordeste, como Rio Grande do Norte e Paraíba, além de pilotos de estados do centro oeste brasileiro.
O recorde mundial com maior número de Paramotores voando ao mesmo tempo é da Argentina, com 244 pilotos. O recorde brasileiro nunca foi homologado, e será registrado junto a tentativa do recorde mundial. A diretoria do Clube de Paramotor Araçatuba vem trabalhando desde o início do ano na organização deste evento, que terá apoio de especialistas em vôos desta natureza e já estão organizando os pelotões para a tentativa do recorde.
Para não tumultuar o fluxo de pilotos no céu, eles já estão sendo divididos em pelotões. Cada pelotão terá um capitão, que será o responsável pelo grupo, e dois líderes, que sairão na frente indicando a rota e altitude que o grupo deverá seguir. Cada pelotão voará em círculos e altitudes diferentes, sendo que a maior rota terá diâmetro de 66 quilômetros e altitude quase mil metros. Tudo está sendo organizado da melhor maneira possível visando a segurança dos participantes.
Além da quebra do recorde o evento terá participação de pilotos que estão entre os melhores do mundo, como Maurício Braga (gatinho) e Ângelo Santos (Caboclinho), além de pilotos que integraram a delegação brasileira representando o Brasil este ano no campeonato mundial de Paramotor, na Tailândia, entre eles o araçatubense Cláudio Cardoso.
Já confirmaram presença algumas celebridades do Paramotor, como o piloto mais jovem do mundo, Melk Aita, de Itanhaém-SP, que voou sozinho aos oito anos. O cineasta alemão que hoje vive no Brasil, Silvestre Camp, que já atuou como produtor na National Geographic e hoje está fazendo a quinta temporada do programa Aéreas, no canal Off, também estará presente, além do piloto aventureiro Lu Marini, que produzia um quadro no Fantástico e hoje está no Domingo Espetacular, da Record. Ele vai montar um estande com parte da exposição de suas expedições, e também estará atendendo o público.

ESTRUTURA
O evento, que tem apoio da Prefeitura de Araçatuba, será realizado em uma área de 97 mil metros quadrados que está legalmente concedida ao Clube de Paramotor, na rua Conde Zepelin, no Jardim Universo. No local haverá 20 banheiros químicos e uma grande estrutura coberta com espaços para o público, expositores e uma praça de alimentação, onde os comerciantes não precisaram pagar nada para ocupar o espaço, sendo que o compromisso solicitado pelo clube é de que os produtos sejam vendidos pelo valor médio de mercado, sem cobranças exorbitantes ao público presente.
A equipe Águia, da Polícia Militar, estará presente no evento e o público poderá ver de perto a aeronave e conversar com a equipe. A base do policiamento será no evento e as decolagens e pousos para atendimento às ocorrências será no campo de paramotor, em uma área que ficará restrito à equipe.

DOCUMENTAÇÃO
Todo o evento está sendo realizado seguindo os trâmites necessários, com alvarás, licenças e até Notan, que significa “informação ao aeronavegante” (do inglês Notice to Airman). O documento contém todas as informações necessárias para que as operações de transporte aéreo ocorram com segurança e eficiência, e é disponibilizado pelo Comando da Aeronáutica. O aeroporto internacional “Dario Guarita” e o Aeroclube de Birigui, próximos a área de vôo, já estão cientes do evento. Uma equipe da Anac estará presente no evento e fará uma palestra voltada aos pilotos.

PALESTRA SOCIAL
Ainda dentro da programação do evento, o Clube de Paramotor, que também tem uma atuação voltada para o social, irá levar o piloto aventureiro Lu Marini para dar uma palestra aos internos da Fundação Casa Araçá, no dia 7 de setembro, às 15h30. Ele disse que utiliza suas experiências e conhecimentos adquiridos nas expedições ao longo de sua carreira para usar como exemplos em uma palestra motivacional. Assim que soube do pedido, Lu Marini, aceitou fazer a palestra na expectativa de que possa inspirar os jovens em recuperação a focar em um objetivo futuro para ter sucesso na vida.

Mais informações:
Fábio Ishizawa (18) 98131-0720